Brasil, país menino
Eu reconheço que critico demais e que é mais fácil ser pedra que vidraça, mas das criticas nascem às soluções.
Hoje resolvi analisar a evolução do nosso Brasil varonil . Nos temos praticamente a mesma idade dos EUA, porque tanta diferença ?
Este nosso país, ao contrario dos EUA, foi propositalmente esquecido e sufocado por 300 anos.
Na minha opinião o Brasil nasceu em 1808 com a chegada da família real portuguesa porque antes era tudo proibido. Quando D. João VI criou a primeira faculdade no Brasil Harvard já tinha 172 anos! Não tínhamos imprensa, gráficas, bancos, nada que pudesse tirar a colônia da ignorância ou pudesse representar alguma autonomia.
Durante todo século XIX enquanto o mundo vivia a revolução industrial nos continuávamos vivendo de produzir açúcar e café, um rei obeso comedor de frango, um imperador boêmio, um rei menino que só via RJ e SP, e uma republica capenga fizeram um Brasil parado no tempo.
No século XX só houve algum progresso a partir de Getulio Vargas na década de 30, ou seja, há cerca de 80 anos . Mesmo assim de lá pra cá tivemos governos conturbados : suicídio de Vargas, renuncia de Jânio, golpe militar, morte de Tancredo, Sarney e a inflação, Collor derrubado. Então podemos dizer que, com exceção do breve período JK, só a partir de Itamar (falecido hoje) estamos tendo uma democracia contínua, estável e com crescimento sustentável. Isso significa 20 anos apenas, um país menino que ainda esta aprendendo a exercer a democracia. Ainda não sabemos fiscalizar, reivindicar, e elegemos muitos políticos ruins, mas estamos aprendendo rápido.
A economia esta forte, as instituições estão sólidas, a imprensa é livre, a justiça, apesar de lenta, é independente e vem se modernizando, a educação está sofrendo pra recuperar 450 anos de descaso mas tem melhorado muito.
Este não é o país do futuro, é o país do presente, um Brasil menino que está lutando pra recuperar o atraso, estamos no caminho certo a longo prazo, mas há muito o que fazer no curto prazo.