sábado, 29 de outubro de 2011

O fantasma da CPMF


Se alguém te pede dinheiro a fundo perdido (dado, não tem volta ), e alega que é pra cuidar da mãe doente, você não tem sobrando mas faz um esforço e entrega seu dinheiro suado. Alguns anos depois você encontra o fulano e pergunta sobre sua mãe e ele diz que morreu no dia que pegou o dinheiro.
- E o que você fez com dinheiro ?
- Eu fiquei muito deprimido, então gastei metade com mulheres e bebida e a outra metade desperdicei – disse o fulano, e continuou – Foi o destino que cruzou nossos caminhos, sabe que meu pai esta doente...

Idiota. Esse deve ser o conceito que o fulano deve ter sobre seu provedor pra vir com a mesma conversa, mesmo depois de admitir ter gastado mal o suado dinheiro,  insinua pedir mais . Como termina a historia ? Só o Congresso dirá...

Vamos fazer uma releitura da cena: O provedor é o contribuinte, o fulano é o governo e o dinheiro é a CPMF, enganaram o povo dizendo que o dinheiro era pra saúde, e não se sabe o que foi feito do dinheiro porque  a saúde continua uma merda.
Agora que matamos esse imposto o fantasma dele vem nos assombrar, o governo esta com uma conversinha ‘’ a CPMF foi mal utilizada no passado mas agora vamos fazer direito ‘’.
Idiotas. Esse deve ser o conceito que o governo tem dos seus contribuintes, é mais fácil pedir mais dinheiro que fechar o ralo. Se foi mal utilizada quem foi pra cadeia? Quem foi demitido? Não falta dinheiro, falta probidade, competência, seriedade.  

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Corrupcao


Em um pais hipotético havia sido publicada uma concorrência pra construção de uma grande ponte. Foram selecionados três finalistas:empreiteiras de Portugal, EUA e Brasil.
O primeiro a apresentar preço foi o português, 30 milhões.
O segundo o americano apresentou seu preço, 60 milhões, com o que há de mais moderno em tecnologia.
Por ultimo chega o brasileiro, 90 milhões!!! O representante do governo se assustou:
- isso é muito dinheiro! Porque isso, alguma tecnologia inovadora?
- Não parceiro (cheio de intimidade), 30 milhões pra mim, 30 pra você e 30 a gente paga pro português e ele constrói essa merda!

A piadinha é velha mas atual, já que os escândalos são cada vez mais freqüentes. Aqui em Brasília a corrupção esta arraigada em todos os níveis, um dos casos mais escabrosos que vi na tv foi o superfaturamento de um banheiro publico, uma obra pequena, apenas uma reforma. O custo foi de R$ 150. 000, 00, sim, pra reformar um pequeno banheiro no parque da cidade. A reportagem apresentou um orçamento independente que atesta que faria mesma obra por R$ 50 mil. Acho que o português fez a obra..
O preocupante é que se majoram preço de um banheiro, são capazes de qualquer coisa, acho bom auditar compras de clipes e papel higiênico.
Brasília, assim como a maior parte do País é um canteiro de obras, a maioria iniciada no governo Arruda, algumas embargadas pela justiça como o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) que ligaria o aeroporto ao setor hoteleiro, a 500 m do estádio. Obra fundamental para a copa, mas o pessoal do Arruda fez um rolo tão grande que o judiciário cancelou a licitação. Agora setembro de 2011 vão ter que começar do zero. Como esta  tem obras no Brasil inteiro, a exemplo do aeroporto de Guarulhos, cuja obra foi paralisada por ter sido contratada sem licitação alegando urgência em função da copa. Perguntas básicas : o anuncio do Brasil como sede da copa aconteceu em outubro de 2007, porque levaram quatro anos pra decidir isso ? Pra virar urgência? O aeroporto de Guarulhos esta em processo de privatização, então porque a obra?
E ainda cogitam recriar CPMF... O problema não é falta de dinheiro, o problema é corrupção e incompetência administrativa.
Um País que conseguiu mobilizar 1, 2 milhão de pessoas na marcha por Cristo, 1 milhão de pessoas na parada gay e 1 milhão no carnaval de Recife, reúne apenas 10 mil míseros patriotas na marcha contra corrupção. Aos organizadores me resta sugerir que da próxima vez contratem um trio elétrico que adesão será maior.
 E ainda queremos ser reconhecidos como um país sério.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Efeito Borboleta


Ontem ministro da fazenda Guido Mantega anunciou o que antecipei em agosto sobre o fiel da balança ser a china, se ela crescer menos o Brasil sofrera as conseqüências principalmente nas exportações de commodities.
A globalização transformou as economias em um emaranhado de caminhos comunicantes onde uma possível quebra da Grécia, cujo comercio com o Brasil é ínfimo, afeta imediatamente a bolsa brasileira e em seguida queda do dólar frente ao real em função da grande entrada da moeda americana fugindo do risco europeu. Em paralelo, os bancos europeus atolados em títulos da divida grega, carregam pra baixo as bolsas mundiais inclusive Wall Street,  pois as seguradoras americanas garantem parte das carteiras dos bancos europeus. Por outro lado a China, extremamente dependente das exportações, pode ser afetada com redução das importações européias, americanas e ate brasileiras (veja sobretaxa aos carros importados que atingiu principalmente os chineses), isso provocara uma redução mundial na demanda de ferro, soja, milho açúcar, entre outros. Acho que isso que a teoria do Caos em um de seus componentes descrito por Edward Lorenz como efeito borboleta: o bater de asas de uma borboleta em um certo lugar pode provocar um tufão do outro lado do mundo. A pequena economia da Grécia pode provocar uma crise mundial sem precedentes.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Belo Monte


04/2011 – A OEA (Organização dos Estados Americanos) solicitou imediata paralisação do processo de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no sul do Para, numa clara afronta à soberania nacional. Aqui quem manda somos nós! D. Dilma, ou bate o pau na mesa agora ou vamos perder a autoridade sobre a Amazônia, que a propósito, está sob a cobiça internacional há décadas.
Vamos pensar, quem comanda a OEA ?
Se os gringos são tão preocupados com os índios, onde estão os deles?
Se não pode construir uma usina hidroelétrica, o que sugerem, uma nuclear? Sim, porque a energia será necessária, quem vai suprir a demanda?
O Brasil é uma democracia plena, com instituições fortes e independentes, se há algum problema cabe ao Ministério Publico Federal e a justiça brasileira resolver .
Enquanto isso a área de direitos humanos da OEA  poderia se preocupar com o caos no Haiti, ou os massacres no México, ou a opressão na Venezuela, trabalho não deve faltar. Deixem que nossos problemas nós resolvemos.

09/2011 Uma democracia plena também tem seus percalços,  agora um juiz mandou parar a obra alegando que a usina vai afetar a reprodução de peixinhos ornamentais! Carlos Eduardo Castro Martins, esse é o nome do juiz que por causa de 15 minutos de fama poe em risco mais de 10 mil empregos e um dos empreendimentos mais importantes do País por causa de peixinhos ornamentais. Ele sabe que a liminar é absurda e vai ser derrubada em segunda instancia então ele pode ser irresponsável e ter o nome divulgado em cadeia nacional saindo do anonimato amazônico.
Tem um monte de gente preocupado com bicho e mato, enquanto estão no conforto do seu lar, com luz elétrica e chuveiro quente. E quando faltar energia? Os ativistas somem e os peixinhos nos aquários morrem sem ar ! Industrias não se estabelecem, empregos não são gerados e continuaremos a ter dois Brasis, um rico de Brasília pra baixo e um pobre de Brasília pra cima.
Se Belo Monte deve ser embargada que seja pelo conjunto da obra, ou pelo alto custo frente a quantidade de energia gerada, não por peixinhos ornamentais.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

E agora ?

Quem tem mais de 40 anos lembra da inflação e da dificuldade pra se livrar dela. Foi uma década jogada fora, sob a competente administração Sarney  a inflação no Brasil chegou a 2700%a. a.! A economia estava tão indexada que os hipermercados tinham batalhões de remarcadores que ficavam o dia inteiro remarcando preço dos produtos, já que código de barras era raro naquela época. A histeria era tanta que muitos incorporavam a inflação do mês seguinte, que por conseqüência acabava sendo maior ainda.
Esse pesadelo acabou, mas corremos o risco de sermos levados pro buraco pela globalização,  a Europa e Estados Unidos estão endividados e com grande déficit comercial principalmente com a China.
A única forma dos EUA pagarem as dividas vencíveis no curto prazo é emitindo moeda, o que gera inflação e desvaloriza o dólar. Por outro lado gera maior competitividade para as exportações americanas.
Os outros paises tendem a tomar medidas pra evitar a supervalorização de suas moedas. Só ontem o franco suíço subiu 6% em relação ao dólar, irreal.
Acredito que a única forma de evitar uma desvalorização em cadeia é  juntar FED, banco central europeu e os BRIC’s e combinar uma ação conjunta e coordenada para intervir nos mercados no mundo.
O euro esta agonizando, o dólar com pneumonia, a China desesperada com 1 trilhão de dólares em carteira.
E o Brasil como fica nisso tudo ? Esperando, essa é a palavra certa. Agora a melhor coisa a fazer é não fazer nada. Quem tem uma reserva de capital procure um fundo conservador e deleite-se com as melhores taxas do mundo. Quem esta endividado mas adimplente, relaxe, não muda nada. O governo deve cortar gastos (não investimento), vigiar o real e torcer pra China não diminuir o ritmo de crescimento ou nossas commodities vão encalhar e a coisa vai ficar feia.
.

sábado, 6 de agosto de 2011

O gato subiu no telhado

O gato subiu no telhado

Todos estão acompanhando a crise americana e a dificuldade da aprovação da elevação do endividamento do Tio Sam. Mas pergunto: a quem isso beneficia ?
Os EUA anteciparam uma crise que aconteceria em 2012 pra agora, e os motivos  são ousados e perigosos: assustar a China e antecipar uma crise que explodiria em um ano de eleição.
A China é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, e também o maior credor dos gringos com mais de 1 trilhão de dólares da divida americana. Também é o maior parceiro comercial do Brasil e de metade do mundo.
A balança comercial é extremamente favorável à china, principalmente  devido ao cambio congelado. Ao contrario do Brasil e dos EUA, a china é extremamente dependente das exportações pra sustentar a demanda para seu parque industrial, por isso adependencia do cambio favorável artificialmente. Os EUA precisam desesperadamente reduzir seu déficit e para isso é fundamental que o dólar se mantenha desvalorizado e o yuan se valorize.
 Na minha opinião Obama manipulou a câmara para estender a aprovação ate ultima hora pra mandar recado pro mundo ‘’ o gato subiu no telhado... ‘’. Se não resolver problemas como déficit comercial com china, os EUA podem quebrar e 1 trilhao de dólares da China viram pó.
A China por sua vez não vai mudar sua pujante economia por vontade própria e vai demorar pra absorver o golpe e proporcionar uma pequena desvalorização no yuan pra depois manter a moeda sob ‘’liberdade vigiada’’ como quase tudo na China. Se isso acontecer, Obama entra 2012 (eleições) com moral por afastar a crise mundial, com dinheiro pra investir, com poucos cortes a fazer,  só a evacuação das tropas americanas do Iraque e do Afeganistão já pagam essa conta.  O objetivo maior é criar um fato político pra sustentar medidas protecionistas contrarias as regras da OMC, emissão de moeda pra desvalorizar o dólar e favorecer as exportações. Se o déficit  for reduzido, então a vitória será completa. Poderá ir para as urnas com chances de vitória.
Há o risco de desvalorização mundial das moedas, mas desse pesadelo falo na próxima.

sábado, 2 de julho de 2011

Brasil, um país menino

Brasil, país menino

Eu reconheço que critico demais e que é mais fácil ser pedra que vidraça, mas das criticas nascem às soluções.
Hoje resolvi analisar a evolução do nosso Brasil varonil . Nos temos praticamente a mesma idade dos EUA, porque tanta diferença ?
Este nosso país, ao contrario dos EUA, foi propositalmente esquecido e sufocado por 300 anos.
Na minha opinião o Brasil nasceu em 1808 com a chegada da família real portuguesa porque antes era tudo proibido. Quando D. João VI criou a primeira faculdade no Brasil Harvard já tinha 172 anos! Não tínhamos imprensa, gráficas, bancos, nada que pudesse tirar a colônia da ignorância ou pudesse representar alguma autonomia.
Durante todo século XIX enquanto o mundo vivia a revolução industrial nos continuávamos vivendo de produzir açúcar e café, um rei obeso comedor de frango, um imperador boêmio, um rei menino que só via RJ e SP, e uma republica capenga fizeram um Brasil parado no tempo.
No século XX só houve algum progresso a partir de Getulio Vargas na década de 30, ou seja, há cerca de 80 anos . Mesmo assim de lá pra cá tivemos governos conturbados : suicídio de Vargas, renuncia de Jânio, golpe militar, morte de Tancredo, Sarney e a inflação, Collor derrubado. Então podemos dizer que, com exceção do breve período JK, só a partir de Itamar (falecido hoje) estamos tendo uma democracia contínua, estável e com crescimento sustentável. Isso significa 20 anos apenas, um país menino que ainda esta aprendendo a  exercer a democracia. Ainda não sabemos fiscalizar, reivindicar, e elegemos  muitos políticos ruins, mas estamos aprendendo rápido.
A economia esta forte, as instituições estão sólidas, a imprensa é livre, a justiça, apesar de lenta, é independente e vem se modernizando, a educação está sofrendo pra recuperar 450 anos de descaso mas tem melhorado muito.
Este não é o país do futuro, é o país do presente, um Brasil menino que está lutando pra recuperar o atraso, estamos no caminho certo a longo prazo, mas há muito o que fazer no curto prazo.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sorumbático

Desculpem-me o sumiço mas eu passei um período  meio nauseabundo, mas já estou melhor, esta semana devo publicar novamente.
Às vezes cansa ficar deitado numa cama por 3 anos sem se mexer, principalmente porque ao contrario de um tetraplégico, eu tenho toda sensibilidade nos membros e ninguém avisou ao meu cérebro que eles não funcionam, então sinto que posso simplesmente levantar e andar. Não é simples assim.
Bom, mas a fase macambúzia passou, vamos a luta novamente, não é do meu feitio ficar taciturno vendo a vida passar.
Bola pra frente!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Ministerio da Educacao está deseducando


Caro ministro Haddad, abra o olho, estão tentando te derrubar e o sr esta caindo como um pato. Ministro, o sr não caiu ainda graças as lambanças do Palloci, que tem mais ibope e por isso a oposição e a imprensa estão focando no ministro da casa civil.
Não consigo entender como o ministro da educação está tão mal assessorado. Primeiro foi fiasco do ENEM, depois ENEM de novo, depois ENADE, como se não bastasse ainda faz um kit gay, quase uma apologia a viadagem disfarçado de kit anti homofobia . Como ninguém avaliou o impacto desse produto nessa sociedade religiosa e machista como a brasileira ? Todos os dias vemos na tv casos de agressão a professores, trafico de drogas nas escolas, violência entre alunos, formação deficiente  de professores e principalmente diretores, ou seja, tem muita coisa pra fazer com prioridade e aprovação tácita de toda sociedade. Mas o Ministério tinha que enfiar a mão no vespeiro, deu ao bolsonaro o espaço na mídia que ele tanto queria pra fazer barracos.
Mas o que mais me deixa indignado foi uma gramática aprovada pelo MEC defendendo erros de concordância como regionalismos. Não se deve comparar regionalismos com ignorância, o gaúcho fala: ‘’tchê vou montar no pingo’’ onde tchê é pronome de tratamento e pingo é como gaúcho se refere ao cavalo, qualquer cavalo. Se estiver falando com um nordestino, ele pode responder: ‘’cabra safado, não sei o que é tchê nem como tu vai montar num pingo, mas esta parecendo bestage’’. Respeitar o dialeto local é respeitar a  cultura local. Mas é dever do estado ensinar o português correto, jamais aceitar ‘’ nos fomo’’ ou ‘’os livro  da biblioteca ta estragado’’. Isso não é tolerância, é ignorância.
Em resumo ministro, ou sr. Esta muito mal assessorado e é incompetência, ou são eficientes e estão tentando lhe derrubar. De qualquer maneira o sr esta no fio da navalha, tem que arrastar algum esqueleto pra afastar os fantasmas.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Que venha o brasileirao


Gloria do desporto nacional, é o meu Internacional campeão gaúcho!
Bom trabalho do time, que mostrou técnica e raça em um grande jogo de futebol, disputado mas honesto onde as equipes brigaram só na bola. Ponto pro esporte.
Ganhar o titulo gaúcho é muito bom, em cima do grêmio é ótimo, mas ver o Renato gaúcho chorando em cadeia nacional não tem preço!
Agora o desafio é o campeonato mais disputado do mundo, com pelo menos 10 times em condições de ganhar. O time está bom, mas serão 38 rodadas e serão necessários reforços. Vamos aguardar o que vem por aí.
Que venha o brasileirão!

sábado, 7 de maio de 2011

Parabens mamae


Minha mãe é a mulher mais forte que conheci, ela sempre foi o esteio da família, sendo forte quando precisou, condescendente quando necessário, criou a mim e minha irmã ensinando conceitos, cobrando atitudes, construindo personalidades como um artista esculpe sua obra.
Não existe uma formula pra criar filhos, nem avaliações formatadas, mas não posso imaginar educação melhor pra nos, obrigado d. Araci.
Hoje com 40 anos, tento repetir essa formula mágica de amor com seus netos esperando que eles amem a mim e a Elisa tanto quanto amo vocês.
Feliz dia das mães. Beijos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A César o que é de César


Ontem d. Dilma anunciou 75 mil bolsas de intercambio com os EUA, para graduação e pos graduação principalmente em exatas. Parabéns! Acho que d. Dilma esta lendo meu blog!

Brincadeiras à parte, agora falta passar do discurso a pratica. Quando isso vai acontecer? Quem pode se candidatar? Onde estará disponível a lista dos bolsistas para a população saber quem está estudando no exterior por conta do estado?

Vamos ver como será o ‘Fazejamento’. O discurso está bonito, o caminho esta certo. Um bom começo.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Oscar ou Nobel ?


Infelizmente neste pais mal administrado e mal educado damos mais valor ao Oscar que ao Nobel. Você já viu alguma reportagem sobre indicação de um brasileiro a um Nobel que não seja o da paz? Ninguém comenta a humilhação que os ‘hermanos’ argentinos nos impõe, eles tem 5 Nobel na prateleira (2 medicina, 1 química e 2 da paz), uma verdadeira goleada de 5x0 na nossa comunidade intelectual.

Porque não nos indignamos e corremos atrás de ganhar esse jogo? Se fosse uma partida da Libertadores o Brasil inteiro estaria mobilizado. Porque não se fala no assunto? Porque se investíssemos realmente focados em educação trataríamos melhor o docente. Um professor não pode lecionar em 3 turnos como acontece normalmente, atitude que não permite que o professor prepare as aulas, provas ou planejamento pedagógico.

A  falta de preparo do corpo docente em todos os níveis assusta, não olhem só as capitais, mas os 40 milhões de estudantes do interior carentes de uma educação de qualidade. O resultado será uma geração de analfabetos funcionais, que vão abandonar a escola no fim do ensino básico sem saber interpretar um texto ou usar a matemática no seu cotidiano.

Uma pergunta simples: Se o seu filho lhe contar que vai fazer faculdade de química, qual seria sua reação ? Uma faculdade digna, mas e depois ? Quanto ganha um professor? Qual mercado de um pesquisador?

As faculdades de física, química e outras relacionadas à pesquisa e ensino são poucas e um reduzido numero de alunos chega a se formar. Enquanto isso as lotadas salas de direito jogam todos os anos milhares de bacharéis que nunca serão advogados pois mais de 80% não passam no exame da OAB. Preocupa-me saber que médicos e enfermeiros não façam exame semelhante.

Finalmente, cadê nossos craques da área cientifica? Apelo à mídia, vamos divulgar mais o trabalho dos nossos gênios, tenho certeza que existem. Nenhuma critica ao Oscar, afinal cinema é arte, mas vamos mensurar a ênfase. Menos ‘’BBB’’ ou ‘’fazenda” e mais cultura, se continuar assim vai ser impossível ganhar da Argentina. Ao governo pergunto:quais as metas e acoes pra virar esse jogo ? ‘Vamo lá’ Brasil !!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Falta fazejamento


Certa feita, durante uma palestra de um professor universitário de Brasília (que infelizmente não lembro o nome pra lhe dar os devidos créditos), ouvi pela primeira vez que o Brasil é bom em planejamento, o que falta é ‘fazejamento’. Desde então defendo essa bandeira, encontrei o meu perfil: fazer as coisas acontecerem, o que marcou toda minha vida profissional, infelizmente interrompida aos 35 anos quando fui diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrofica). Fiquei e carrego comigo o sentimento que ainda tinha muito que fazer, uma angustia por ver as coisas não acontecendo e não poder fazer nada.
Não sou nenhum PHD, não tenho MBA, nem a faculdade de Direito terminei, como bancário fui muito bem treinado em planejamento, mas há algo que é mais difícil de ensinar e que era minha especialidade: fazer as coisas acontecerem, o fazejamento.  Eu tirava as coisas do papel e assim me tornei um executivo bem sucedido.
Já perceberam que no Brasil, principalmente no setor público, as coisas tem uma dificuldade imensa pra saírem do papel ? A cada grande projeto temos atrasos, desperdicio, etc... Vejam o trem bala, o VLT de Brasília, o metrô de salvador, só pra citar alguns exemplos. Hoje a Infraero se superou: uma reportagem mostra o aeroporto de Goiânia, as pessoas espremidas num velho e precário saguão, com goteiras. Isso não precisava estar acontecendo se o novo terminal tivesse sido concluído, obra parada há anos por suspeita de fraude. Pra contornar a situação a Infraero resolveu fazer um ‘puxadinho’, ao qual deu o pomposo nome de Modulo Operacional Provisório que também esta parado por suspeita de fraude! Isso não é só incompetência, é caso de policia!
Tem um ditado antigo que diz ‘quando a água bate na bunda faz aprender a nadar’, agora teremos copa 2014 e olimpíadas 2016. Tudo que foi prometido vai sair do papel?? ‘A água esta subindo... ‘ Um estudo do Ipea diz que a Infraero leva 7 anos pra construir um terminal, não vai dar tempo. O trem bala SP-RJ também não vai ficar pronto, esta com licitação atrasada 2 anos e o projeto é bem mais antigo. O VLT que ligaria o aeroporto ao centro Brasília e o metrô de salvador, embargados pela justiça, também não.
O estádio do Corinthians, o ‘Fielzao’, que não tem um tijolo ate agora, já abriu o bico e não estará pronto para Copa das Confederações.
Nossos terminais de passageiros dos portos são vergonhosos, tem que implodir tudo e começar do zero, estranhamente ninguém ainda falou no assunto.
D. Dilma, ponha o pessoal do ‘fazejamento’ pra resolver e deixe os ministros só com o discurso. Tem que separar a burocracia do objetivo, se o governo organizar uma equipe multidisciplinar pra tratar de obras da copa focada em ‘desatar os nós’,  formada pelo MP, Judiciário, executivo, com poderes pra julgar rapidamente qualquer imbróglio que possa interferir no cumprimento do prazo.
No caso de Goiânia é obvia a necessidade de extirpar o câncer sem matar o paciente, a obra do terminal novo tem que ser concluída para atender a população – esse é o objetivo, ao que parece esquecido – refaz-se a licitação e bola pra frente. Em paralelo a policia prende, a justiça julga, e seguem os tramites pra quem fraudou. Interessante, já vi ate juiz e governador presos por corrupção mas difícil ver um empreiteiro preso, pra alguém receber alguém tem que pagar . Acredito que as polpudas doações de campanha sejam mera coincidência...
Em muitos casos o custo da obra parada é muito maior que a fraude apurada, não só o custo financeiro (deterioração da parte feita, segurança, reconstrução) mas também o custo social, já que a população fica desatendida. Daqui um ano alguém vai dizer que a situação é de emergência porque está tudo atrasado, então os custos sobem e os controles relaxam, tudo pela copa. Quem viver verá.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

esta sobrando dinheiro


Esse é o nosso Brasil, tão rico e tão pobre. Enquanto em Brasília o governo do DF gasta R$ 800 milhões na construção de um estádio de futebol pra 65 mil pessoas pra TENTAR sediar a abertura da copa de 2014, esse mesmo governo decreta calamidade publica na saúde pra tentar diminuir o abandono da população quando mais precisa. Os professores ameaçam greve por melhores salários, a policia civil esteve em greve, as vias publicas estão esburacadas...
Agora pergunto: pra que um estádio desse tamanho em Brasília ? Ok, a abertura da copa, mas e depois ? O que fazer com esse monstro? O time melhor classificado de Brasília esta na 3ª divisão do campeonato brasileiro, cujos jogos são vistos por meia dúzia de gatos pingados. Poderia fazer um estádio pra 45 mil pessoas gastando R$ 300 milhoes a menos. Mas pra que racionalizar recursos? Dinheiro esta sobrando...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A solucao pro Japao


03/2011 – um terremoto de 8, 8 na escala richter seguido de um tsunami arrasou a costa nordeste do Japão. Milhares de mortos, prejuízos incalculáveis assustaram o mundo, mas estranhamente não os japoneses que reagiram com surpreendente calma à catástrofe. Os japoneses são treinados desde a infância a reagir a catástrofes. O Japão tem 130 milhões de pessoas (entre eles 250 mil brasileiros) espremidos em 350 mil km2, com vulcão, terremotos, tsunami, furacões. Diante de tantos riscos só há uma certeza : um dia vai dar merda! Não se sabe quando, mas vai dar.
A terceira maior economia do mundo, com uma comunidade cientifica invejável não é páreo para a natureza, então eu tenho uma solução: Piauí!! Sim, vamos vender o Piauí pra eles! Esse pedaço de Brasil é talvez o mais pobre do Pais, mas comparado ao Japão é um paraíso. Tem litoral (nenhuma praia que preste, mas no Japão também não tem), terra (eles tem muita rocha), não tem nevasca, ou terremotos, ou qualquer outro evento natural de grande porte.
Sim, e a população de lá? Os piauienses seriam os mais favorecidos, com uma polpuda indenização no bolso poderiam migrar pra qualquer estado brasileiro. O Brasil comprou o Acre, os EUA compraram o Alasca, porque não vender o Piauí?  Pensemos na redução da maquina publica, uma economia de 10 deputados federais, 30 estaduais, 224 prefeitos, 224 vice, 1 governador e um vice, alem de todo cabide de empregos que representam. Que economia! Alem disso economizaríamos no frete de importados! Quem sabe uma zona de livre comercio... E os japoneses poderiam fazer sushi de bode! E ainda poderiam trocar o kit sobrevivência por um kit nordeste com óculos escuros, protetor solar, sunga, sake e rapadura. Garante um final de semana de sobrevivência atrás de um trio elétrico!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mulher ideal


Hoje meus filhos são novos demais pra que eu tenha uma conversa franca sobre mulheres, então melhor registrar aqui pra que eles possam ler no futuro. Um dos maiores questionamentos da humanidade é: qual a mulher ideal? Acho que o único que não fez essa pergunta foi Adão (por absoluta falta de opção). Pra responder vou citar Einstein (por sinal era foda, o único divorcio fiado que tenho conhecimento! Ele prometeu pagar a mulher com seu premio Nobel que não tinha nem ganho ainda!), ele disse que tudo é relativo e eu digo que se encaixa na definição da mulher ideal. Depende da situação.
Quando eu era moleque, duro de dinheiro e com tesão ate por perna de mesa, a mulher ideal era aquela que ‘desse’ pra mim. Controle de qualidade ‘zero’, mas não era namoro, apenas uma transa esporádica.
Num outro cenário, num barzinho ou festa, na chegada escolhia a garota mais bonita da festa, aquela era aa mulher ideal  ate levar um ‘toco’, então a próxima passava a ser a mulher ideal. À medida que a hora avançava e as cervejas se acumulavam, o controle de qualidade caia na mesma proporção. Vou dizer uma coisa: não existe mulher feia, o que existe é aquele amigo fdp que não bebeu e vem te contar no dia seguinte como ela era.
Quando você namora a mulher ideal  é sua namorada, desde que ela esteja presente. Ate casar tem que considerar todas possibilidades. Afinal quanto maior a experiência, maior a capacidade de avaliação...
Depois de casado, a mulher ideal é a sua. Se não acreditar nisso melhor não casar. Mas jamais entre detalhes com ela, você jamais vai conseguir agradar. Quando vier aquela pergunta :
- amor, o que você mais gosta em mim?! Pergunta capciosa, qualquer coisa que você disser vai dar briga. A mulher moderna estuda, trabalha, é independente e gosta de ser reconhecida por sua capacidade, então a resposta lógica seria...
- sua inteligência meu amor!
- eu sabia, você me acha feia!
A mulher não respeita a lógica em se tratando de relacionamento, se a resposta fosse...
- seus seios, são lindos!
- você só pensa em sexo!  Eu fiz faculdade, MBA, falo dois idiomas e você só vê meus seios ?
Dê por satisfeito se ela não fizer greve de sexo por uma semana. Então não seja sincero, seja pratico. De uma resposta genérica e mude de assunto...
- eu estaria sendo injusto de escolher algo especifico, amo você inteira! Alias, o  que você acha de jantar fora hoje ? so nos dois!
Pronto, esta feito do limão uma limonada.
Repito, em se tratando de sua opinião sobre ela, não seja sincero, seja pratico e fale o que ela quer ouvir:
- meu bem, acho que eu estou gorda, o que você acha?
Se você quiser evitar uma magoa ate que a morte os separe responda que ela esta enganada e que esta linda. Não interessa se é verdade ou não, é isso que ela quer ouvir. Ela já se pesou 5 vezes durante a semana, sabe que engordou 423 gramas, ela só quer que você a coloque pra cima.
Com esses pequenos detalhes esta garantida a convivência. Eu estou há 22 anos com a minha mulher ideal e sou muito feliz. 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Teoria da Conspiracao


07/04/2011 – tragédia no Rio de Janeiro, um jovem de 23 anos introvertido e solitário entra numa escola e atira nas crianças, 11 mortos e 13 feridos. Esse atentado inédito num pais violento por sua criminalidade, mas tolerante e pacifico nas questões de ódio, racismo, radicalismo religioso,  aterrorizou o Pais.

Todos lamentamos pelas crianças, mas essa historia esta muito mal contada e deve ser esclarecida.
            Ele usou 2 revolveres 38,  uma arma com capacidade pra 6 tiros, enquanto poderia usar pistolas com 15 tiros, por que?
            Ele só atirou nas crianças, nenhum adulto foi ferido, por que?
            Foi adotado, era introvertido, o assassino se encaixa perfeitamente nos perfis CSI de um terrorista suicida. Perfeito demais...
            A primeira noticia sobre ele veio da irmã que disse que ele tinha se convertido ao islamismo, e que tinha sumido por 8 meses, alem disso deixou uma carta suicida. Ele assinou com seu nome cristão, não deveria ser um nome islâmico?
            O texto foi digitado e impresso, o primeiro parágrafo solicita um ritual de enterro que parece com as exigências dos terroristas muçulmanos, mas no final cita Jesus, no mínimo contraditório.
            O segundo parágrafo é confuso, mal escrito e repetitivo. Não parece ter sido escrito pela mesma pessoa.
            Ele parece ter tido treinamento, os tiros acertaram tórax e cabeça no meio a toda confusão e correria que deve ter sido.
            Ate por causa do revolver possuir apenas 6 balas, teve que ser recarregado varias vezes. Pra isso ele usou carregadores pra revolveres, que exige pratica com um acessório raro no Brasil, cuja procedência deve ser investigada.

Por fim as perguntas derradeiras:
            Quem seria capaz de manipular um jovem perturbado, treiná-lo, armá-lo e doutriná-lo por 8 meses pra uma missão suicida?
            A quem interessaria promover ódio aos islâmicos no maior Pais da América Latina?
            Uma sociedade revoltada fica mais fácil de aceitar o alinhamento do Brasil as ações antiterrorismo.
            Pode ser uma hipótese maluca, mas pede esclarecimentos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Porque nao nos indignamos ?


03/2011 - ‘’Times Higher Education’’ é o nome da instituição que pesquisou e divulgou a lista das 100 melhores universidades do mundo. Tem Coréia do Sul, China, Índia, Rússia, mas não tem Brasil. Decepção? Sim. Surpresa? Não.
Claro que Harvard ficou em primeiro, com 11 prêmios Nobel em seus quadros (Brasil não tem NENHUM) e muitos milhões de dólares em pesquisa. Tudo bem, não tenho pretensões que o Brasil supere Harvard (isso mesmo, comparando um pais com uma universidade), mas não figurar entre as 100 melhores é uma vergonha!! O Brasil, rei do ‘vamo lá’,  porque não faz uma campanha pra entrar pra esse clube dos 100? Nem cito almejar um Nobel...
Nossos governantes se vangloriam de sermos a 7ª economia do mundo, grande merda! Somos 88 em educação superior e 73 em IDH (índice de desenvolvimento humano), pra onde vai todo o tributo arrecadado? Não temos hospitais suficientes em parte porque não há saneamento básico, nem médicos qualificados em numero suficientes por causa do ensino superior deficiente. Mas esse mesmo pais custeia o congresso mais caro do mundo. O brasileiro esqueceu, ou não aprendeu a definição de democracia, governo ‘do povo, pelo povo e para o povo’. Porque não cobramos mais? Porque não nos indignamos? Porque o congresso não cobrou providencias do Ministério da Educação? Qual a meta pra termos uma universidade entre as 100 melhores do mundo?
Temos desemprego e vagas sobrando, que não são preenchidas por falta de capacitação, nossa exportação de manufaturados é pífia, nosso registro de patentes e medíocre, o que nos leva ao começo desse texto: falta educação.
O Brasil já conseguiu o crescimento econômico sustentado, agora falta o crescimento intelectual sustentado, quem sabe daqui a 20 anos não elejam mais um palhaço Tiririca semi-analfabeto pra câmara federal.

domingo, 3 de abril de 2011

Sera que existe alpinista eunuco?

Sempre tive uma duvida, porque quando um alpinista sem noção, que escala aquelas montanhas geladas a milhares de metros de altura, sem nenhum motivo compreensível, quando relata seu sofrimento (voluntário, ninguém mandou ele lá) nunca fala do nativo que carregou  a mochila dele montanha acima? Se o maluco sofreu, imagina o coitado do carregador!! E nem na foto ele aparece.
E quando  ele relata orgulhoso quantos dedos perdeu quando as extremidades congelaram no topo da montanha, estranho eh que eles perdem alem disso a ponta do nariz ou orelhas, mas não vejo ninguém falar que congelou o pinto. Caralho, o dito cujo eh uma extremidade!!  Porque não congela? Ou será que congela e ninguém conta? Será que existe alpinista eunuco? Eu acho que se acontece ninguém conta só pra ver o outro se foder também...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Desodorante pra seboso



Acabei de ver uma propaganda inusitada: uma marca de desodorante anuncia um produto poderoso e revolucionário, o produto 48 horas, que promete proteção antitranspirante por dois dias. Inventaram o desodorante pra seboso!!  Será que ninguém contou pros gringos que o brasileiro toma banho no mínimo uma vez ao dia? Mais uma ótima solução pro problema errado, mais comum do que se imagina. Duvido que haja um estudo indicando que o mercado brasileiro demanda esse produto. Imagino como deve ser a compra desse desodorante: do vendedor ao caixa todos pensando ‘esse porco não gosta de banho’. Convenhamos, qual a utilidade dessa porra?
Outro exemplo de lançamento sem tomar conhecimento das características do mercado brasileiro é a vã coreana ‘besta’. Será que ninguém avisou aos coreanos que essa palavra no Brasil quer dizer idiota? E que o brasileiro perde o amigo, mas não perde a piada? Quem quer ter uma besta em casa? E numa blitz policial quando o guarda pedir o documento da besta? Eu sairia na porrada na hora. A Mitsubishi deve ter feito o dever de casa, pois a Pajero no Paraguai chama-se Montero, porque a pronuncia de Pajero significa ‘punheteiro’ por lá.
Agora esta chegando ao Brasil a Chana Motors que comercializa pequenos e baratos utilitários, que esperam uma grande penetração nesse duro mercado brasileiro...

quarta-feira, 30 de março de 2011

A passo de tartaruga

A Marinha do Brasil esta construindo um submarino nuclear. Parabéns! Há 30 anos! Isso mais parece obra de igreja!  Depois de US$ 1 bilhão investido o governo contratou em 2010 a construção do casco por uma empresa francesa. O reator precisa de mais 10 anos e US$ 1 bilhão pra ficar pronto. Algumas perguntas que não querem calar: se não tem casco nem reator, que diabos a marinha fez nos últimos 30 anos? Dizem que desenvolvendo tecnologia nacional. Helooo Marinha!!  Quando vocês terminarem a tecnologia já estará ultrapassada! Hoje já se discute a utilidade do submarino nuclear porque já existem alternativas que permitem que fique submerso por longos períodos. Deveriam mudar o nome pra projeto Tamar e transferir pra Bahia, porque isso esta mais pra tartaruga que pra submarino.