segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Belo Monte


04/2011 – A OEA (Organização dos Estados Americanos) solicitou imediata paralisação do processo de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no sul do Para, numa clara afronta à soberania nacional. Aqui quem manda somos nós! D. Dilma, ou bate o pau na mesa agora ou vamos perder a autoridade sobre a Amazônia, que a propósito, está sob a cobiça internacional há décadas.
Vamos pensar, quem comanda a OEA ?
Se os gringos são tão preocupados com os índios, onde estão os deles?
Se não pode construir uma usina hidroelétrica, o que sugerem, uma nuclear? Sim, porque a energia será necessária, quem vai suprir a demanda?
O Brasil é uma democracia plena, com instituições fortes e independentes, se há algum problema cabe ao Ministério Publico Federal e a justiça brasileira resolver .
Enquanto isso a área de direitos humanos da OEA  poderia se preocupar com o caos no Haiti, ou os massacres no México, ou a opressão na Venezuela, trabalho não deve faltar. Deixem que nossos problemas nós resolvemos.

09/2011 Uma democracia plena também tem seus percalços,  agora um juiz mandou parar a obra alegando que a usina vai afetar a reprodução de peixinhos ornamentais! Carlos Eduardo Castro Martins, esse é o nome do juiz que por causa de 15 minutos de fama poe em risco mais de 10 mil empregos e um dos empreendimentos mais importantes do País por causa de peixinhos ornamentais. Ele sabe que a liminar é absurda e vai ser derrubada em segunda instancia então ele pode ser irresponsável e ter o nome divulgado em cadeia nacional saindo do anonimato amazônico.
Tem um monte de gente preocupado com bicho e mato, enquanto estão no conforto do seu lar, com luz elétrica e chuveiro quente. E quando faltar energia? Os ativistas somem e os peixinhos nos aquários morrem sem ar ! Industrias não se estabelecem, empregos não são gerados e continuaremos a ter dois Brasis, um rico de Brasília pra baixo e um pobre de Brasília pra cima.
Se Belo Monte deve ser embargada que seja pelo conjunto da obra, ou pelo alto custo frente a quantidade de energia gerada, não por peixinhos ornamentais.

Um comentário:

  1. Bravo!
    Também compartilho este sentimento de leviandade e oportunismo na maioria desses ativistas e pseudo-autoridades.

    ResponderExcluir