quarta-feira, 10 de agosto de 2011

E agora ?

Quem tem mais de 40 anos lembra da inflação e da dificuldade pra se livrar dela. Foi uma década jogada fora, sob a competente administração Sarney  a inflação no Brasil chegou a 2700%a. a.! A economia estava tão indexada que os hipermercados tinham batalhões de remarcadores que ficavam o dia inteiro remarcando preço dos produtos, já que código de barras era raro naquela época. A histeria era tanta que muitos incorporavam a inflação do mês seguinte, que por conseqüência acabava sendo maior ainda.
Esse pesadelo acabou, mas corremos o risco de sermos levados pro buraco pela globalização,  a Europa e Estados Unidos estão endividados e com grande déficit comercial principalmente com a China.
A única forma dos EUA pagarem as dividas vencíveis no curto prazo é emitindo moeda, o que gera inflação e desvaloriza o dólar. Por outro lado gera maior competitividade para as exportações americanas.
Os outros paises tendem a tomar medidas pra evitar a supervalorização de suas moedas. Só ontem o franco suíço subiu 6% em relação ao dólar, irreal.
Acredito que a única forma de evitar uma desvalorização em cadeia é  juntar FED, banco central europeu e os BRIC’s e combinar uma ação conjunta e coordenada para intervir nos mercados no mundo.
O euro esta agonizando, o dólar com pneumonia, a China desesperada com 1 trilhão de dólares em carteira.
E o Brasil como fica nisso tudo ? Esperando, essa é a palavra certa. Agora a melhor coisa a fazer é não fazer nada. Quem tem uma reserva de capital procure um fundo conservador e deleite-se com as melhores taxas do mundo. Quem esta endividado mas adimplente, relaxe, não muda nada. O governo deve cortar gastos (não investimento), vigiar o real e torcer pra China não diminuir o ritmo de crescimento ou nossas commodities vão encalhar e a coisa vai ficar feia.
.

sábado, 6 de agosto de 2011

O gato subiu no telhado

O gato subiu no telhado

Todos estão acompanhando a crise americana e a dificuldade da aprovação da elevação do endividamento do Tio Sam. Mas pergunto: a quem isso beneficia ?
Os EUA anteciparam uma crise que aconteceria em 2012 pra agora, e os motivos  são ousados e perigosos: assustar a China e antecipar uma crise que explodiria em um ano de eleição.
A China é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, e também o maior credor dos gringos com mais de 1 trilhão de dólares da divida americana. Também é o maior parceiro comercial do Brasil e de metade do mundo.
A balança comercial é extremamente favorável à china, principalmente  devido ao cambio congelado. Ao contrario do Brasil e dos EUA, a china é extremamente dependente das exportações pra sustentar a demanda para seu parque industrial, por isso adependencia do cambio favorável artificialmente. Os EUA precisam desesperadamente reduzir seu déficit e para isso é fundamental que o dólar se mantenha desvalorizado e o yuan se valorize.
 Na minha opinião Obama manipulou a câmara para estender a aprovação ate ultima hora pra mandar recado pro mundo ‘’ o gato subiu no telhado... ‘’. Se não resolver problemas como déficit comercial com china, os EUA podem quebrar e 1 trilhao de dólares da China viram pó.
A China por sua vez não vai mudar sua pujante economia por vontade própria e vai demorar pra absorver o golpe e proporcionar uma pequena desvalorização no yuan pra depois manter a moeda sob ‘’liberdade vigiada’’ como quase tudo na China. Se isso acontecer, Obama entra 2012 (eleições) com moral por afastar a crise mundial, com dinheiro pra investir, com poucos cortes a fazer,  só a evacuação das tropas americanas do Iraque e do Afeganistão já pagam essa conta.  O objetivo maior é criar um fato político pra sustentar medidas protecionistas contrarias as regras da OMC, emissão de moeda pra desvalorizar o dólar e favorecer as exportações. Se o déficit  for reduzido, então a vitória será completa. Poderá ir para as urnas com chances de vitória.
Há o risco de desvalorização mundial das moedas, mas desse pesadelo falo na próxima.