Quem tem mais de 40 anos lembra da inflação e da dificuldade pra se livrar dela. Foi uma década jogada fora, sob a competente administração Sarney a inflação no Brasil chegou a 2700%a. a.! A economia estava tão indexada que os hipermercados tinham batalhões de remarcadores que ficavam o dia inteiro remarcando preço dos produtos, já que código de barras era raro naquela época. A histeria era tanta que muitos incorporavam a inflação do mês seguinte, que por conseqüência acabava sendo maior ainda.
Esse pesadelo acabou, mas corremos o risco de sermos levados pro buraco pela globalização, a Europa e Estados Unidos estão endividados e com grande déficit comercial principalmente com a China.
A única forma dos EUA pagarem as dividas vencíveis no curto prazo é emitindo moeda, o que gera inflação e desvaloriza o dólar. Por outro lado gera maior competitividade para as exportações americanas.
Os outros paises tendem a tomar medidas pra evitar a supervalorização de suas moedas. Só ontem o franco suíço subiu 6% em relação ao dólar, irreal.
Acredito que a única forma de evitar uma desvalorização em cadeia é juntar FED, banco central europeu e os BRIC’s e combinar uma ação conjunta e coordenada para intervir nos mercados no mundo.
O euro esta agonizando, o dólar com pneumonia, a China desesperada com 1 trilhão de dólares em carteira.
E o Brasil como fica nisso tudo ? Esperando, essa é a palavra certa. Agora a melhor coisa a fazer é não fazer nada. Quem tem uma reserva de capital procure um fundo conservador e deleite-se com as melhores taxas do mundo. Quem esta endividado mas adimplente, relaxe, não muda nada. O governo deve cortar gastos (não investimento), vigiar o real e torcer pra China não diminuir o ritmo de crescimento ou nossas commodities vão encalhar e a coisa vai ficar feia.
.