O gato subiu no telhado
Todos estão acompanhando a crise americana e a dificuldade da aprovação da elevação do endividamento do Tio Sam. Mas pergunto: a quem isso beneficia ?
Os EUA anteciparam uma crise que aconteceria em 2012 pra agora, e os motivos são ousados e perigosos: assustar a China e antecipar uma crise que explodiria em um ano de eleição.
A China é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, e também o maior credor dos gringos com mais de 1 trilhão de dólares da divida americana. Também é o maior parceiro comercial do Brasil e de metade do mundo.
A balança comercial é extremamente favorável à china, principalmente devido ao cambio congelado. Ao contrario do Brasil e dos EUA, a china é extremamente dependente das exportações pra sustentar a demanda para seu parque industrial, por isso adependencia do cambio favorável artificialmente. Os EUA precisam desesperadamente reduzir seu déficit e para isso é fundamental que o dólar se mantenha desvalorizado e o yuan se valorize.
Na minha opinião Obama manipulou a câmara para estender a aprovação ate ultima hora pra mandar recado pro mundo ‘’ o gato subiu no telhado... ‘’. Se não resolver problemas como déficit comercial com china, os EUA podem quebrar e 1 trilhao de dólares da China viram pó.
A China por sua vez não vai mudar sua pujante economia por vontade própria e vai demorar pra absorver o golpe e proporcionar uma pequena desvalorização no yuan pra depois manter a moeda sob ‘’liberdade vigiada’’ como quase tudo na China. Se isso acontecer, Obama entra 2012 (eleições) com moral por afastar a crise mundial, com dinheiro pra investir, com poucos cortes a fazer, só a evacuação das tropas americanas do Iraque e do Afeganistão já pagam essa conta. O objetivo maior é criar um fato político pra sustentar medidas protecionistas contrarias as regras da OMC, emissão de moeda pra desvalorizar o dólar e favorecer as exportações. Se o déficit for reduzido, então a vitória será completa. Poderá ir para as urnas com chances de vitória.
Há o risco de desvalorização mundial das moedas, mas desse pesadelo falo na próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário