quarta-feira, 27 de abril de 2011

A César o que é de César


Ontem d. Dilma anunciou 75 mil bolsas de intercambio com os EUA, para graduação e pos graduação principalmente em exatas. Parabéns! Acho que d. Dilma esta lendo meu blog!

Brincadeiras à parte, agora falta passar do discurso a pratica. Quando isso vai acontecer? Quem pode se candidatar? Onde estará disponível a lista dos bolsistas para a população saber quem está estudando no exterior por conta do estado?

Vamos ver como será o ‘Fazejamento’. O discurso está bonito, o caminho esta certo. Um bom começo.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Oscar ou Nobel ?


Infelizmente neste pais mal administrado e mal educado damos mais valor ao Oscar que ao Nobel. Você já viu alguma reportagem sobre indicação de um brasileiro a um Nobel que não seja o da paz? Ninguém comenta a humilhação que os ‘hermanos’ argentinos nos impõe, eles tem 5 Nobel na prateleira (2 medicina, 1 química e 2 da paz), uma verdadeira goleada de 5x0 na nossa comunidade intelectual.

Porque não nos indignamos e corremos atrás de ganhar esse jogo? Se fosse uma partida da Libertadores o Brasil inteiro estaria mobilizado. Porque não se fala no assunto? Porque se investíssemos realmente focados em educação trataríamos melhor o docente. Um professor não pode lecionar em 3 turnos como acontece normalmente, atitude que não permite que o professor prepare as aulas, provas ou planejamento pedagógico.

A  falta de preparo do corpo docente em todos os níveis assusta, não olhem só as capitais, mas os 40 milhões de estudantes do interior carentes de uma educação de qualidade. O resultado será uma geração de analfabetos funcionais, que vão abandonar a escola no fim do ensino básico sem saber interpretar um texto ou usar a matemática no seu cotidiano.

Uma pergunta simples: Se o seu filho lhe contar que vai fazer faculdade de química, qual seria sua reação ? Uma faculdade digna, mas e depois ? Quanto ganha um professor? Qual mercado de um pesquisador?

As faculdades de física, química e outras relacionadas à pesquisa e ensino são poucas e um reduzido numero de alunos chega a se formar. Enquanto isso as lotadas salas de direito jogam todos os anos milhares de bacharéis que nunca serão advogados pois mais de 80% não passam no exame da OAB. Preocupa-me saber que médicos e enfermeiros não façam exame semelhante.

Finalmente, cadê nossos craques da área cientifica? Apelo à mídia, vamos divulgar mais o trabalho dos nossos gênios, tenho certeza que existem. Nenhuma critica ao Oscar, afinal cinema é arte, mas vamos mensurar a ênfase. Menos ‘’BBB’’ ou ‘’fazenda” e mais cultura, se continuar assim vai ser impossível ganhar da Argentina. Ao governo pergunto:quais as metas e acoes pra virar esse jogo ? ‘Vamo lá’ Brasil !!!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Falta fazejamento


Certa feita, durante uma palestra de um professor universitário de Brasília (que infelizmente não lembro o nome pra lhe dar os devidos créditos), ouvi pela primeira vez que o Brasil é bom em planejamento, o que falta é ‘fazejamento’. Desde então defendo essa bandeira, encontrei o meu perfil: fazer as coisas acontecerem, o que marcou toda minha vida profissional, infelizmente interrompida aos 35 anos quando fui diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrofica). Fiquei e carrego comigo o sentimento que ainda tinha muito que fazer, uma angustia por ver as coisas não acontecendo e não poder fazer nada.
Não sou nenhum PHD, não tenho MBA, nem a faculdade de Direito terminei, como bancário fui muito bem treinado em planejamento, mas há algo que é mais difícil de ensinar e que era minha especialidade: fazer as coisas acontecerem, o fazejamento.  Eu tirava as coisas do papel e assim me tornei um executivo bem sucedido.
Já perceberam que no Brasil, principalmente no setor público, as coisas tem uma dificuldade imensa pra saírem do papel ? A cada grande projeto temos atrasos, desperdicio, etc... Vejam o trem bala, o VLT de Brasília, o metrô de salvador, só pra citar alguns exemplos. Hoje a Infraero se superou: uma reportagem mostra o aeroporto de Goiânia, as pessoas espremidas num velho e precário saguão, com goteiras. Isso não precisava estar acontecendo se o novo terminal tivesse sido concluído, obra parada há anos por suspeita de fraude. Pra contornar a situação a Infraero resolveu fazer um ‘puxadinho’, ao qual deu o pomposo nome de Modulo Operacional Provisório que também esta parado por suspeita de fraude! Isso não é só incompetência, é caso de policia!
Tem um ditado antigo que diz ‘quando a água bate na bunda faz aprender a nadar’, agora teremos copa 2014 e olimpíadas 2016. Tudo que foi prometido vai sair do papel?? ‘A água esta subindo... ‘ Um estudo do Ipea diz que a Infraero leva 7 anos pra construir um terminal, não vai dar tempo. O trem bala SP-RJ também não vai ficar pronto, esta com licitação atrasada 2 anos e o projeto é bem mais antigo. O VLT que ligaria o aeroporto ao centro Brasília e o metrô de salvador, embargados pela justiça, também não.
O estádio do Corinthians, o ‘Fielzao’, que não tem um tijolo ate agora, já abriu o bico e não estará pronto para Copa das Confederações.
Nossos terminais de passageiros dos portos são vergonhosos, tem que implodir tudo e começar do zero, estranhamente ninguém ainda falou no assunto.
D. Dilma, ponha o pessoal do ‘fazejamento’ pra resolver e deixe os ministros só com o discurso. Tem que separar a burocracia do objetivo, se o governo organizar uma equipe multidisciplinar pra tratar de obras da copa focada em ‘desatar os nós’,  formada pelo MP, Judiciário, executivo, com poderes pra julgar rapidamente qualquer imbróglio que possa interferir no cumprimento do prazo.
No caso de Goiânia é obvia a necessidade de extirpar o câncer sem matar o paciente, a obra do terminal novo tem que ser concluída para atender a população – esse é o objetivo, ao que parece esquecido – refaz-se a licitação e bola pra frente. Em paralelo a policia prende, a justiça julga, e seguem os tramites pra quem fraudou. Interessante, já vi ate juiz e governador presos por corrupção mas difícil ver um empreiteiro preso, pra alguém receber alguém tem que pagar . Acredito que as polpudas doações de campanha sejam mera coincidência...
Em muitos casos o custo da obra parada é muito maior que a fraude apurada, não só o custo financeiro (deterioração da parte feita, segurança, reconstrução) mas também o custo social, já que a população fica desatendida. Daqui um ano alguém vai dizer que a situação é de emergência porque está tudo atrasado, então os custos sobem e os controles relaxam, tudo pela copa. Quem viver verá.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

esta sobrando dinheiro


Esse é o nosso Brasil, tão rico e tão pobre. Enquanto em Brasília o governo do DF gasta R$ 800 milhões na construção de um estádio de futebol pra 65 mil pessoas pra TENTAR sediar a abertura da copa de 2014, esse mesmo governo decreta calamidade publica na saúde pra tentar diminuir o abandono da população quando mais precisa. Os professores ameaçam greve por melhores salários, a policia civil esteve em greve, as vias publicas estão esburacadas...
Agora pergunto: pra que um estádio desse tamanho em Brasília ? Ok, a abertura da copa, mas e depois ? O que fazer com esse monstro? O time melhor classificado de Brasília esta na 3ª divisão do campeonato brasileiro, cujos jogos são vistos por meia dúzia de gatos pingados. Poderia fazer um estádio pra 45 mil pessoas gastando R$ 300 milhoes a menos. Mas pra que racionalizar recursos? Dinheiro esta sobrando...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A solucao pro Japao


03/2011 – um terremoto de 8, 8 na escala richter seguido de um tsunami arrasou a costa nordeste do Japão. Milhares de mortos, prejuízos incalculáveis assustaram o mundo, mas estranhamente não os japoneses que reagiram com surpreendente calma à catástrofe. Os japoneses são treinados desde a infância a reagir a catástrofes. O Japão tem 130 milhões de pessoas (entre eles 250 mil brasileiros) espremidos em 350 mil km2, com vulcão, terremotos, tsunami, furacões. Diante de tantos riscos só há uma certeza : um dia vai dar merda! Não se sabe quando, mas vai dar.
A terceira maior economia do mundo, com uma comunidade cientifica invejável não é páreo para a natureza, então eu tenho uma solução: Piauí!! Sim, vamos vender o Piauí pra eles! Esse pedaço de Brasil é talvez o mais pobre do Pais, mas comparado ao Japão é um paraíso. Tem litoral (nenhuma praia que preste, mas no Japão também não tem), terra (eles tem muita rocha), não tem nevasca, ou terremotos, ou qualquer outro evento natural de grande porte.
Sim, e a população de lá? Os piauienses seriam os mais favorecidos, com uma polpuda indenização no bolso poderiam migrar pra qualquer estado brasileiro. O Brasil comprou o Acre, os EUA compraram o Alasca, porque não vender o Piauí?  Pensemos na redução da maquina publica, uma economia de 10 deputados federais, 30 estaduais, 224 prefeitos, 224 vice, 1 governador e um vice, alem de todo cabide de empregos que representam. Que economia! Alem disso economizaríamos no frete de importados! Quem sabe uma zona de livre comercio... E os japoneses poderiam fazer sushi de bode! E ainda poderiam trocar o kit sobrevivência por um kit nordeste com óculos escuros, protetor solar, sunga, sake e rapadura. Garante um final de semana de sobrevivência atrás de um trio elétrico!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mulher ideal


Hoje meus filhos são novos demais pra que eu tenha uma conversa franca sobre mulheres, então melhor registrar aqui pra que eles possam ler no futuro. Um dos maiores questionamentos da humanidade é: qual a mulher ideal? Acho que o único que não fez essa pergunta foi Adão (por absoluta falta de opção). Pra responder vou citar Einstein (por sinal era foda, o único divorcio fiado que tenho conhecimento! Ele prometeu pagar a mulher com seu premio Nobel que não tinha nem ganho ainda!), ele disse que tudo é relativo e eu digo que se encaixa na definição da mulher ideal. Depende da situação.
Quando eu era moleque, duro de dinheiro e com tesão ate por perna de mesa, a mulher ideal era aquela que ‘desse’ pra mim. Controle de qualidade ‘zero’, mas não era namoro, apenas uma transa esporádica.
Num outro cenário, num barzinho ou festa, na chegada escolhia a garota mais bonita da festa, aquela era aa mulher ideal  ate levar um ‘toco’, então a próxima passava a ser a mulher ideal. À medida que a hora avançava e as cervejas se acumulavam, o controle de qualidade caia na mesma proporção. Vou dizer uma coisa: não existe mulher feia, o que existe é aquele amigo fdp que não bebeu e vem te contar no dia seguinte como ela era.
Quando você namora a mulher ideal  é sua namorada, desde que ela esteja presente. Ate casar tem que considerar todas possibilidades. Afinal quanto maior a experiência, maior a capacidade de avaliação...
Depois de casado, a mulher ideal é a sua. Se não acreditar nisso melhor não casar. Mas jamais entre detalhes com ela, você jamais vai conseguir agradar. Quando vier aquela pergunta :
- amor, o que você mais gosta em mim?! Pergunta capciosa, qualquer coisa que você disser vai dar briga. A mulher moderna estuda, trabalha, é independente e gosta de ser reconhecida por sua capacidade, então a resposta lógica seria...
- sua inteligência meu amor!
- eu sabia, você me acha feia!
A mulher não respeita a lógica em se tratando de relacionamento, se a resposta fosse...
- seus seios, são lindos!
- você só pensa em sexo!  Eu fiz faculdade, MBA, falo dois idiomas e você só vê meus seios ?
Dê por satisfeito se ela não fizer greve de sexo por uma semana. Então não seja sincero, seja pratico. De uma resposta genérica e mude de assunto...
- eu estaria sendo injusto de escolher algo especifico, amo você inteira! Alias, o  que você acha de jantar fora hoje ? so nos dois!
Pronto, esta feito do limão uma limonada.
Repito, em se tratando de sua opinião sobre ela, não seja sincero, seja pratico e fale o que ela quer ouvir:
- meu bem, acho que eu estou gorda, o que você acha?
Se você quiser evitar uma magoa ate que a morte os separe responda que ela esta enganada e que esta linda. Não interessa se é verdade ou não, é isso que ela quer ouvir. Ela já se pesou 5 vezes durante a semana, sabe que engordou 423 gramas, ela só quer que você a coloque pra cima.
Com esses pequenos detalhes esta garantida a convivência. Eu estou há 22 anos com a minha mulher ideal e sou muito feliz. 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Teoria da Conspiracao


07/04/2011 – tragédia no Rio de Janeiro, um jovem de 23 anos introvertido e solitário entra numa escola e atira nas crianças, 11 mortos e 13 feridos. Esse atentado inédito num pais violento por sua criminalidade, mas tolerante e pacifico nas questões de ódio, racismo, radicalismo religioso,  aterrorizou o Pais.

Todos lamentamos pelas crianças, mas essa historia esta muito mal contada e deve ser esclarecida.
            Ele usou 2 revolveres 38,  uma arma com capacidade pra 6 tiros, enquanto poderia usar pistolas com 15 tiros, por que?
            Ele só atirou nas crianças, nenhum adulto foi ferido, por que?
            Foi adotado, era introvertido, o assassino se encaixa perfeitamente nos perfis CSI de um terrorista suicida. Perfeito demais...
            A primeira noticia sobre ele veio da irmã que disse que ele tinha se convertido ao islamismo, e que tinha sumido por 8 meses, alem disso deixou uma carta suicida. Ele assinou com seu nome cristão, não deveria ser um nome islâmico?
            O texto foi digitado e impresso, o primeiro parágrafo solicita um ritual de enterro que parece com as exigências dos terroristas muçulmanos, mas no final cita Jesus, no mínimo contraditório.
            O segundo parágrafo é confuso, mal escrito e repetitivo. Não parece ter sido escrito pela mesma pessoa.
            Ele parece ter tido treinamento, os tiros acertaram tórax e cabeça no meio a toda confusão e correria que deve ter sido.
            Ate por causa do revolver possuir apenas 6 balas, teve que ser recarregado varias vezes. Pra isso ele usou carregadores pra revolveres, que exige pratica com um acessório raro no Brasil, cuja procedência deve ser investigada.

Por fim as perguntas derradeiras:
            Quem seria capaz de manipular um jovem perturbado, treiná-lo, armá-lo e doutriná-lo por 8 meses pra uma missão suicida?
            A quem interessaria promover ódio aos islâmicos no maior Pais da América Latina?
            Uma sociedade revoltada fica mais fácil de aceitar o alinhamento do Brasil as ações antiterrorismo.
            Pode ser uma hipótese maluca, mas pede esclarecimentos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Porque nao nos indignamos ?


03/2011 - ‘’Times Higher Education’’ é o nome da instituição que pesquisou e divulgou a lista das 100 melhores universidades do mundo. Tem Coréia do Sul, China, Índia, Rússia, mas não tem Brasil. Decepção? Sim. Surpresa? Não.
Claro que Harvard ficou em primeiro, com 11 prêmios Nobel em seus quadros (Brasil não tem NENHUM) e muitos milhões de dólares em pesquisa. Tudo bem, não tenho pretensões que o Brasil supere Harvard (isso mesmo, comparando um pais com uma universidade), mas não figurar entre as 100 melhores é uma vergonha!! O Brasil, rei do ‘vamo lá’,  porque não faz uma campanha pra entrar pra esse clube dos 100? Nem cito almejar um Nobel...
Nossos governantes se vangloriam de sermos a 7ª economia do mundo, grande merda! Somos 88 em educação superior e 73 em IDH (índice de desenvolvimento humano), pra onde vai todo o tributo arrecadado? Não temos hospitais suficientes em parte porque não há saneamento básico, nem médicos qualificados em numero suficientes por causa do ensino superior deficiente. Mas esse mesmo pais custeia o congresso mais caro do mundo. O brasileiro esqueceu, ou não aprendeu a definição de democracia, governo ‘do povo, pelo povo e para o povo’. Porque não cobramos mais? Porque não nos indignamos? Porque o congresso não cobrou providencias do Ministério da Educação? Qual a meta pra termos uma universidade entre as 100 melhores do mundo?
Temos desemprego e vagas sobrando, que não são preenchidas por falta de capacitação, nossa exportação de manufaturados é pífia, nosso registro de patentes e medíocre, o que nos leva ao começo desse texto: falta educação.
O Brasil já conseguiu o crescimento econômico sustentado, agora falta o crescimento intelectual sustentado, quem sabe daqui a 20 anos não elejam mais um palhaço Tiririca semi-analfabeto pra câmara federal.

domingo, 3 de abril de 2011

Sera que existe alpinista eunuco?

Sempre tive uma duvida, porque quando um alpinista sem noção, que escala aquelas montanhas geladas a milhares de metros de altura, sem nenhum motivo compreensível, quando relata seu sofrimento (voluntário, ninguém mandou ele lá) nunca fala do nativo que carregou  a mochila dele montanha acima? Se o maluco sofreu, imagina o coitado do carregador!! E nem na foto ele aparece.
E quando  ele relata orgulhoso quantos dedos perdeu quando as extremidades congelaram no topo da montanha, estranho eh que eles perdem alem disso a ponta do nariz ou orelhas, mas não vejo ninguém falar que congelou o pinto. Caralho, o dito cujo eh uma extremidade!!  Porque não congela? Ou será que congela e ninguém conta? Será que existe alpinista eunuco? Eu acho que se acontece ninguém conta só pra ver o outro se foder também...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Desodorante pra seboso



Acabei de ver uma propaganda inusitada: uma marca de desodorante anuncia um produto poderoso e revolucionário, o produto 48 horas, que promete proteção antitranspirante por dois dias. Inventaram o desodorante pra seboso!!  Será que ninguém contou pros gringos que o brasileiro toma banho no mínimo uma vez ao dia? Mais uma ótima solução pro problema errado, mais comum do que se imagina. Duvido que haja um estudo indicando que o mercado brasileiro demanda esse produto. Imagino como deve ser a compra desse desodorante: do vendedor ao caixa todos pensando ‘esse porco não gosta de banho’. Convenhamos, qual a utilidade dessa porra?
Outro exemplo de lançamento sem tomar conhecimento das características do mercado brasileiro é a vã coreana ‘besta’. Será que ninguém avisou aos coreanos que essa palavra no Brasil quer dizer idiota? E que o brasileiro perde o amigo, mas não perde a piada? Quem quer ter uma besta em casa? E numa blitz policial quando o guarda pedir o documento da besta? Eu sairia na porrada na hora. A Mitsubishi deve ter feito o dever de casa, pois a Pajero no Paraguai chama-se Montero, porque a pronuncia de Pajero significa ‘punheteiro’ por lá.
Agora esta chegando ao Brasil a Chana Motors que comercializa pequenos e baratos utilitários, que esperam uma grande penetração nesse duro mercado brasileiro...