segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Corrupcao


Em um pais hipotético havia sido publicada uma concorrência pra construção de uma grande ponte. Foram selecionados três finalistas:empreiteiras de Portugal, EUA e Brasil.
O primeiro a apresentar preço foi o português, 30 milhões.
O segundo o americano apresentou seu preço, 60 milhões, com o que há de mais moderno em tecnologia.
Por ultimo chega o brasileiro, 90 milhões!!! O representante do governo se assustou:
- isso é muito dinheiro! Porque isso, alguma tecnologia inovadora?
- Não parceiro (cheio de intimidade), 30 milhões pra mim, 30 pra você e 30 a gente paga pro português e ele constrói essa merda!

A piadinha é velha mas atual, já que os escândalos são cada vez mais freqüentes. Aqui em Brasília a corrupção esta arraigada em todos os níveis, um dos casos mais escabrosos que vi na tv foi o superfaturamento de um banheiro publico, uma obra pequena, apenas uma reforma. O custo foi de R$ 150. 000, 00, sim, pra reformar um pequeno banheiro no parque da cidade. A reportagem apresentou um orçamento independente que atesta que faria mesma obra por R$ 50 mil. Acho que o português fez a obra..
O preocupante é que se majoram preço de um banheiro, são capazes de qualquer coisa, acho bom auditar compras de clipes e papel higiênico.
Brasília, assim como a maior parte do País é um canteiro de obras, a maioria iniciada no governo Arruda, algumas embargadas pela justiça como o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) que ligaria o aeroporto ao setor hoteleiro, a 500 m do estádio. Obra fundamental para a copa, mas o pessoal do Arruda fez um rolo tão grande que o judiciário cancelou a licitação. Agora setembro de 2011 vão ter que começar do zero. Como esta  tem obras no Brasil inteiro, a exemplo do aeroporto de Guarulhos, cuja obra foi paralisada por ter sido contratada sem licitação alegando urgência em função da copa. Perguntas básicas : o anuncio do Brasil como sede da copa aconteceu em outubro de 2007, porque levaram quatro anos pra decidir isso ? Pra virar urgência? O aeroporto de Guarulhos esta em processo de privatização, então porque a obra?
E ainda cogitam recriar CPMF... O problema não é falta de dinheiro, o problema é corrupção e incompetência administrativa.
Um País que conseguiu mobilizar 1, 2 milhão de pessoas na marcha por Cristo, 1 milhão de pessoas na parada gay e 1 milhão no carnaval de Recife, reúne apenas 10 mil míseros patriotas na marcha contra corrupção. Aos organizadores me resta sugerir que da próxima vez contratem um trio elétrico que adesão será maior.
 E ainda queremos ser reconhecidos como um país sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário