terça-feira, 19 de abril de 2011

Falta fazejamento


Certa feita, durante uma palestra de um professor universitário de Brasília (que infelizmente não lembro o nome pra lhe dar os devidos créditos), ouvi pela primeira vez que o Brasil é bom em planejamento, o que falta é ‘fazejamento’. Desde então defendo essa bandeira, encontrei o meu perfil: fazer as coisas acontecerem, o que marcou toda minha vida profissional, infelizmente interrompida aos 35 anos quando fui diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrofica). Fiquei e carrego comigo o sentimento que ainda tinha muito que fazer, uma angustia por ver as coisas não acontecendo e não poder fazer nada.
Não sou nenhum PHD, não tenho MBA, nem a faculdade de Direito terminei, como bancário fui muito bem treinado em planejamento, mas há algo que é mais difícil de ensinar e que era minha especialidade: fazer as coisas acontecerem, o fazejamento.  Eu tirava as coisas do papel e assim me tornei um executivo bem sucedido.
Já perceberam que no Brasil, principalmente no setor público, as coisas tem uma dificuldade imensa pra saírem do papel ? A cada grande projeto temos atrasos, desperdicio, etc... Vejam o trem bala, o VLT de Brasília, o metrô de salvador, só pra citar alguns exemplos. Hoje a Infraero se superou: uma reportagem mostra o aeroporto de Goiânia, as pessoas espremidas num velho e precário saguão, com goteiras. Isso não precisava estar acontecendo se o novo terminal tivesse sido concluído, obra parada há anos por suspeita de fraude. Pra contornar a situação a Infraero resolveu fazer um ‘puxadinho’, ao qual deu o pomposo nome de Modulo Operacional Provisório que também esta parado por suspeita de fraude! Isso não é só incompetência, é caso de policia!
Tem um ditado antigo que diz ‘quando a água bate na bunda faz aprender a nadar’, agora teremos copa 2014 e olimpíadas 2016. Tudo que foi prometido vai sair do papel?? ‘A água esta subindo... ‘ Um estudo do Ipea diz que a Infraero leva 7 anos pra construir um terminal, não vai dar tempo. O trem bala SP-RJ também não vai ficar pronto, esta com licitação atrasada 2 anos e o projeto é bem mais antigo. O VLT que ligaria o aeroporto ao centro Brasília e o metrô de salvador, embargados pela justiça, também não.
O estádio do Corinthians, o ‘Fielzao’, que não tem um tijolo ate agora, já abriu o bico e não estará pronto para Copa das Confederações.
Nossos terminais de passageiros dos portos são vergonhosos, tem que implodir tudo e começar do zero, estranhamente ninguém ainda falou no assunto.
D. Dilma, ponha o pessoal do ‘fazejamento’ pra resolver e deixe os ministros só com o discurso. Tem que separar a burocracia do objetivo, se o governo organizar uma equipe multidisciplinar pra tratar de obras da copa focada em ‘desatar os nós’,  formada pelo MP, Judiciário, executivo, com poderes pra julgar rapidamente qualquer imbróglio que possa interferir no cumprimento do prazo.
No caso de Goiânia é obvia a necessidade de extirpar o câncer sem matar o paciente, a obra do terminal novo tem que ser concluída para atender a população – esse é o objetivo, ao que parece esquecido – refaz-se a licitação e bola pra frente. Em paralelo a policia prende, a justiça julga, e seguem os tramites pra quem fraudou. Interessante, já vi ate juiz e governador presos por corrupção mas difícil ver um empreiteiro preso, pra alguém receber alguém tem que pagar . Acredito que as polpudas doações de campanha sejam mera coincidência...
Em muitos casos o custo da obra parada é muito maior que a fraude apurada, não só o custo financeiro (deterioração da parte feita, segurança, reconstrução) mas também o custo social, já que a população fica desatendida. Daqui um ano alguém vai dizer que a situação é de emergência porque está tudo atrasado, então os custos sobem e os controles relaxam, tudo pela copa. Quem viver verá.


3 comentários:

  1. Nessa altura do campeonato, seria melhor se a Argentina tivesse ganhado como sede, afinal hoje uma passagem de ida e volta para Buenos Aires sai por menos de R$ 400,00, enquanto que uma de SP a Manaus não sai por menos de R$ 900,00 (por trecho).

    ResponderExcluir
  2. Certamente que a propaganda na mídia sera de que o Governo esta tão atarefado de obras que não deu tempo de concluir os compromissos para os eventos disputados para promover o Brasil. É provavel que nesse rítimo seremos criticado mundialmente por incompetência.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog! Leitura agradável sobre assuntos diversos.
    Também acho que falta "FAZIMENTO", temos montanhas de planos com poucos que executam de fato estes planos.
    Apesar de tudo, acho que há pouco tempo atrás o Brasil nem seria cogitado para sediar tais eventos, de alguma maneira devemos ter melhorado aos olhos do COI e da FIFA.
    Mais uma vez parabéns pelo Blog e, continue escrevendo, é com satisfação que continuarei a acompanhar suas idéias.

    ResponderExcluir