Infelizmente neste pais mal administrado e mal educado damos mais valor ao Oscar que ao Nobel. Você já viu alguma reportagem sobre indicação de um brasileiro a um Nobel que não seja o da paz? Ninguém comenta a humilhação que os ‘hermanos’ argentinos nos impõe, eles tem 5 Nobel na prateleira (2 medicina, 1 química e 2 da paz), uma verdadeira goleada de 5x0 na nossa comunidade intelectual.
Porque não nos indignamos e corremos atrás de ganhar esse jogo? Se fosse uma partida da Libertadores o Brasil inteiro estaria mobilizado. Porque não se fala no assunto? Porque se investíssemos realmente focados em educação trataríamos melhor o docente. Um professor não pode lecionar em 3 turnos como acontece normalmente, atitude que não permite que o professor prepare as aulas, provas ou planejamento pedagógico.
A falta de preparo do corpo docente em todos os níveis assusta, não olhem só as capitais, mas os 40 milhões de estudantes do interior carentes de uma educação de qualidade. O resultado será uma geração de analfabetos funcionais, que vão abandonar a escola no fim do ensino básico sem saber interpretar um texto ou usar a matemática no seu cotidiano.
Uma pergunta simples: Se o seu filho lhe contar que vai fazer faculdade de química, qual seria sua reação ? Uma faculdade digna, mas e depois ? Quanto ganha um professor? Qual mercado de um pesquisador?
As faculdades de física, química e outras relacionadas à pesquisa e ensino são poucas e um reduzido numero de alunos chega a se formar. Enquanto isso as lotadas salas de direito jogam todos os anos milhares de bacharéis que nunca serão advogados pois mais de 80% não passam no exame da OAB. Preocupa-me saber que médicos e enfermeiros não façam exame semelhante.
Finalmente, cadê nossos craques da área cientifica? Apelo à mídia, vamos divulgar mais o trabalho dos nossos gênios, tenho certeza que existem. Nenhuma critica ao Oscar, afinal cinema é arte, mas vamos mensurar a ênfase. Menos ‘’BBB’’ ou ‘’fazenda” e mais cultura, se continuar assim vai ser impossível ganhar da Argentina. Ao governo pergunto:quais as metas e acoes pra virar esse jogo ? ‘Vamo lá’ Brasil !!!
Estou gostando muito dos teus textos. Parabéns.
ResponderExcluirOlá Primo!
ResponderExcluirEssa semana comecei a leitura dos seus textos e estou gostando muito dos comentários a respeito de inúmeros descasos que existe em nosso país. Não comecei a ler antes, pois estou estudando bantante para o concurso do Banco do Brasil. Infelizmente, hoje em dia, fazer faculdade não é mais sinônimo de futuro garantido, a competição no mercado de trabalho chega a ser desleal,com tantos apadrinhamentos e pouca remuneração.
Por isso, sigo estudando até tomar posse. hehe Um grande abraço!