03/2011 - ‘’Times Higher Education’’ é o nome da instituição que pesquisou e divulgou a lista das 100 melhores universidades do mundo. Tem Coréia do Sul, China, Índia, Rússia, mas não tem Brasil. Decepção? Sim. Surpresa? Não.
Claro que Harvard ficou em primeiro, com 11 prêmios Nobel em seus quadros (Brasil não tem NENHUM) e muitos milhões de dólares em pesquisa. Tudo bem, não tenho pretensões que o Brasil supere Harvard (isso mesmo, comparando um pais com uma universidade), mas não figurar entre as 100 melhores é uma vergonha!! O Brasil, rei do ‘vamo lá’, porque não faz uma campanha pra entrar pra esse clube dos 100? Nem cito almejar um Nobel...
Nossos governantes se vangloriam de sermos a 7ª economia do mundo, grande merda! Somos 88 em educação superior e 73 em IDH (índice de desenvolvimento humano), pra onde vai todo o tributo arrecadado? Não temos hospitais suficientes em parte porque não há saneamento básico, nem médicos qualificados em numero suficientes por causa do ensino superior deficiente. Mas esse mesmo pais custeia o congresso mais caro do mundo. O brasileiro esqueceu, ou não aprendeu a definição de democracia, governo ‘do povo, pelo povo e para o povo’. Porque não cobramos mais? Porque não nos indignamos? Porque o congresso não cobrou providencias do Ministério da Educação? Qual a meta pra termos uma universidade entre as 100 melhores do mundo?
Temos desemprego e vagas sobrando, que não são preenchidas por falta de capacitação, nossa exportação de manufaturados é pífia, nosso registro de patentes e medíocre, o que nos leva ao começo desse texto: falta educação.
O Brasil já conseguiu o crescimento econômico sustentado, agora falta o crescimento intelectual sustentado, quem sabe daqui a 20 anos não elejam mais um palhaço Tiririca semi-analfabeto pra câmara federal.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIndignação até creio que existe.... o que não existe é ATITUDE. E discurso sem ação... são só palavras.E num país onde o Judiciário não apoia aqueles que tem atitude, as coisas não mudam, não. As pessoas assimilaram o que é um estado democrático de direito e acreditaram nisso. E quando tentam exercer seus direitos, garantidos pela Constituição, vem o judiciário e dá uma decisão como aquela do STF que não considerou as provas gravadas, COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL, contra uma grande empreiteira por conta da denúncia que foi anônima. Vejam bem: alguém disse que havia irregularidades e a produção da prova foi autoriza e FOI OBTIDA. Mas não vale... Entre outros absurdos cometidos pelo judiciário. Assim fica difícil brigar pelos próprios direitos. Não se tem segurança jurídica de nada. Exemplo disso, é o PROGRAMA DE PROTEÇÃO ÀS TESTEMUNHAS... será que protege mesmo? Logo, as ATITUDES teriam que vir acompanhadas de REVOLUÇÕES... mas o capitalismo fala mais alto que qualquer outra coisa... e o brasileiro, que lutou duro para ter o que tem (pouco ou muito) não está disposto a perder por nada. E por aí vai... um conceito puxa o outro ou ...AMARRA o outro.
ResponderExcluirEntão, eu vejo, Leandro, que é muito mais do que educação... é PANORAMA. E o Brasil tem uma diversificação geográfica, econômica e cultural muito grande... difícil de agrupar e direcionar para um mesmo objetivo. São muitas realidades num mesmo espaço. Sem contar a tal "zona de conforto" que nos dá a impressão de que estamos seguros se formos resignamos.
Falta educação. Saúde. Segurança. Faltam os líderes (que somente são reconhecidos como líderes depois que morrem, porque enquanto vivos, são só baderneiros). E sem liderança, cada um puxa para um lado. Não justifica... mas explica....rs... só que não dá para calar. Quem sabe as coisas não melhoram.... NUM PISCAR DE OLHO talvez....rs...? Bom fim de semana
7 de abril de 2011 14:59
por mais que eu reveja o texto, sempre sai uma coisa errada....rs
ResponderExcluir